sexta-feira, 29 de junho de 2007

“Eles cometeram um erro? Cometeram. Mas não vai ser justo manter presas, crianças que estão estudando. (...) Existem crimes piores.”

A frase do título foi dita por Ludovico Ramalho Bruno, pai de um dos agressores da empregada doméstica Sirlei Dias Carvalho Pinto, 32, no Rio de Janeiro, no último sábado. Pra quem não tomou conhecimento, cinco jovens, moradores da Barra da Tijuca, espancaram e roubaram Sirlei que esperava pelo ônibus que a levaria de volta para casa às 4h30min.

Jovens ricos, que aparentemente tem tudo o que desejam, cometeram essa atrocidade. E um pai, desesperado é fato, alega que existem crimes piores. Faça-me o favor. O que é pior que agredir uma mulher indefesa, a socos e pontapés e roubar seu dinheiro, por... pelo que mesmo, senhor Ludovico??? Estamos em guerra, e parece que ninguém vê isso. Ou pior, fecham os olhos para não enxergar.

Dos cinco rapazes, três são estudantes de Direito. Ironia não? Não bastassem os casos de corrupção e abusos de autoridade cometidos por juízes, advogados, delegados e outros responsáveis por zelar pela segurança, os aspirantes a contribuir para a defensoria pública estão trilhando os mesmos caminhos. Ainda nessa semana, uma policial militar viajou de Recife à Catanduvas, no interior do Paraná, para pedir dinheiro ao traficante Fernandinho Beira Mar, pois precisava de ajuda para pagar sua faculdade de Direito. Com o perdão da palavra, mas... QUE PUTARIA É ESSA?

Esses fatos me lembram uma frase de Renato Russo “ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro na Nação”. Esse maldito jeitinho brasileiro de resolver as coisas cansa, desanima e desacredita. Não vejo como seja possível termos um Brasil melhor, sendo que quem deveria lutar pela Lei, comete esses absurdos. É claro que tudo isso vai muito além dos simples acontecimentos, que convenhamos, é algo que já faz parte da nossa rotina. Fala-se em reforma política, educacional, agrária e tantas outras. Penso que o Brasil só tem jeito se derrubar e construir um novo. Reformas só vão esconder as imperfeições. E nunca, acabar com elas.

Dói...é triste dizer isso da nossa “pátria amada Brasil”, mas o que nos resta? O que temos pra nos apoiar? Qual a base para crermos num país justo, mais humano? Muitos acham que sim, mas não creio que seja Dunga e seus 11 anões.

Nenhum comentário: