domingo, 24 de junho de 2007

Drogas virtuais?!?


A coisa evoluiu tanto que já contamos até com drogas virtuais. Um programa denominado I-Doser simula o efeito de diversas drogas por meio de sons que sincronizam as ondas cerebrais através de uma técnica denominada de brainwave binaural beat entrainment (sincronização de ondas cerebrais por som binaural), atingindo assim, a sensação de realmente ter usado a droga. Basta estar em um ambiente tranqüilo, de preferência no escuro e com um fone de ouvido. O engenho se aproveita de um fenômeno natural, que ocorre quando dois sons de freqüências similares se misturam e criam um terceiro som com uma freqüência intermediária. Essa particularidade da acústica foi descoberta pelo estudioso alemão Heinrich Wilhelm Dove, em 1839. Ele observou que um tom de 400 Hz e um de 410 Hz formam um tom subsônico de 405 Hz. Esta diferença de 5Hz seria capaz de alterar a consciência humana para um determinado estado.

Encontram-se no programa, as mais diversas drogas já conhecidas, como maconha, cocaína, lsd e heroína. E ainda, drogas que só possuem “versões em bits”. Uma delas, denominada Lucid Dreams faz com que você se lembre perfeitamente dos seus sonhos. Recomenda-se que utilize a “droga” momentos antes de dormir para alcançar o estado de relaxamento desejável.

O site binaural-beats.com, comercializa cd´s, com os mesmo sons do I-doser, principalmente para sessões de relaxamento, mas também como opção de drogas virtuais.

O psiquiatra Marco Antônio Bessa é especialista em dependência química e classifica o I-Doser como um modismo. “Tenho minhas dúvidas sobre as alegações de que esses sons possam simular o efeito de drogas reais, principalmente por não conhecer evidências científicas que comprovem a eficácia destes sons”, afirma.

A legislação brasileira ainda não é muito clara ao tratar de crimes e possíveis ações ilícitas na internet. O delegado Demetrius Gonzaga de Oliveira, do Núcleo de Crimes na Internet (Ciber Crimes), da Polícia Civil do Paraná diz que “pode ser que alguns sinais interfiram realmente nas ondas cerebrais. Precisamos fazer um levantamento sobre essa tecnologia e como ela age no cérebro humano. É provável que o sistema seja usado nos Estados Unidos como medida para tratar usuários de drogas. Tudo é possível. Mas, precisamos da certeza, antes de tomarmos qualquer atitude”.

A comunidade do I-doser no Orkut já conta com mais de 13 mil membros. É possível encontrar depoimentos que confirmem as ações das drogas, quanto os que acham uma grande bobagem.

Estamos vivendo o que o pesquisador Nicholas Negroponte chama de “mudança de átomos para bits”, em todos os setores da sociedade. Sendo assim, por que as drogas deixariam de se encaixar nessa revolução?


Nenhum comentário: