sábado, 29 de março de 2008

Menos gasolina e mais adrenalina!

Hoje pela manhã tive a oportunidade de “cruzar” com ativistas do movimento Bicicletada pelas ruas do centro de Curitiba. A Wikipédia define o movimento da seguinte forma:

“A Bicicletada é um movimento no Brasil e em Portugal inspirado na Massa Crítica, onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas. Os principais objetivos da Bicicletada são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano”.

Em Curitiba os ativistas vão às ruas em todo último sábado de cada mês com suas bicicletas. É uma idéia realmente muito interessante que merece nossa atenção. No dia 12 de março uma reunião envolvendo o prefeito Beto Richa, representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e membros do “Bicicletada” discutiu a atual situação do trânsito de Curitiba. Na ocasião, os bicicleteiros puderam expor suas idéias e reivindicações. Um projeto de lei deve ser encaminhado à Câmara Municipal para que medidas como a que ocorre em Paris, onde a prefeitura disponibiliza mais de 10 mil bicicletas aos seus habitantes, possam ser implantadas em Curitiba.

Curitiba merece algo assim. Seria mais uma inovação muito bem vinda da Capital Ecológica. Se é que ainda podemos chamá-la assim.

Acompanhe o vídeo do meu encontro com a Bicicletada:


Nenhum comentário: